Normalmente o bloco de concreto é associado a edificações construídas no sistema de Alvenaria Estrutural. No entanto, a execução de alvenaria com blocos em substituição ao tijolo comum pode trazer uma série de vantagens para edificações com estrutura em concreto armado.
A alvenaria de tijolos comum geralmente possui as seguintes características:
Mão-de-obra pouco qualificada, que executa alvenaria fora de nível e prumo;
Retrabalho, pois os tijolos são assentados e depois cortados para passagem das instalações elétricas e hidráulicas;
Baixa produtividade da mão-de-obra;
A qualidade dos materiais (tijolos e argamassa) e da execução (prumo e nível) não é controlada;
Desperdício de materiais, por causa do corte de tijolos, rasgos de paredes e quebra de material;
Desperdício de argamassa de assentamento e de reboco, que é usado para corrigir a alvenaria fora de prumo.
Rasgos para passagem das instalações elétricas
Estas características podem gerar problemas graves na qualidade final da edificação, resultando em patologias como fissuras e trincas, por exemplo.
A alvenaria racionalizada incorpora muitas das vantagens e da cultura do sistema construtivo em alvenaria estrutural como:
Desenvolvimento de um projeto de produção, onde todos os detalhes construtivos serão definidos, evitando a improvisação no canteiro-de-obras;
Integração de projetos: os elementos estruturais (pilares, vigas e lajes), de alvenaria e as instalações (elétricas, hidráulicas, gás, telefonia, etc.) serão integrados ao projeto de produção, para que não ocorram interferências entre os sistemas;
Treinamento e qualificação da mão-de-obra para adaptação ao novo processo;
Controle da qualidade e do consumo dos materiais;
Controle da qualidade da execução, evitando fissuras, trincas, erros de nível e de prumo;
Redução do desperdício de materiais, pois não são necessários cortes e rasgos na alvenaria de blocos para a passagem das instalações;
Elevada produtividade, permitindo a entrega da edificação em menor tempo;
Canteiro de obras limpo e organizado;
Melhor desempenho térmico e acústico da edificação.
Existem alguns detalhes no desenvolvimento de projetos de edificações com alvenaria racionalizada que devem ser observados:
Desenvolvimento do projeto arquitetônico com medidas modulares (por exemplo, múltiplas de 5 cm) nas dimensões internas dos cômodos e de portas e janelas;
Dimensionamento dos elementos estruturais com medidas modulares;
Desenvolvimento dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, etc.) com a utilização de shafts e prumadas verticais.
O projeto de produção de alvenaria racionalizada une todas as informações necessárias para a execução das paredes, sem a necessidade de consultar vários tipos de projetos durante a execução, o que pode induzir a erros.
A ligação entre a alvenaria e os pilares de concreto também deve ser planejada no projeto, conforme a necessidade do dimensionamento estrutural. Esta ligação pode ser rígida ou flexível (quando normalmente se utilizam as telas metálicas).
Comments